Apagão durou cerca de cinco horas na Paraíba
22/03/2018 10:44 em Cidades

O apagão que alterou a rotina de 14 estados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil na última quarta-feira (21) durou cerca de cinco horas na Paraíba, conforme informou a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento no Estado.

Segundo a concessionária, o apagão teve início às 15h48 e atingiu os 223 municípios paraibanos. Só às 20h40 o fornecimento de energia foi regularizado em todo o Estado, provocando nesse intervalo transtornos na rotina da população, especialmente nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Na Capital, o fornecimento foi regularizado por completo por volta das 20h15. Já a população de Campina Grande precisou aguardar um pouco mais, já que foi uma das últimas a ter a situação normalizada no Estado.

EXPLICAÇÕES

A queda no fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste foi causada por falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte, de acordo com uma nota divulgada na noite de ontem pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Durante a quarta-feira também houve registro de falta de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Ao todo, segundo estimativa do ONS, o apagão afetou cerca de 70 milhões de brasileiros.

Fonte: Paraíba Online

COMENTÁRIOS